6.05.2012

Salmão grelhado ao molho tarê


Tenho verdadeira idolatria por comida japonesa. Desde a preparação, passando pelo visual, chegando até o último pedacinho de arroz que sobrar na tigela.
Quando se fala nessa culinária, pensa-se logo em sushi, sashimi, temaki e yakissoba. São pratos deliciosos, mas ao meu ver, estão longe de serem os melhores. 
Vamos combinar assim: Saia um pouco da sua zona de conforto e, quando for almoçar em um restaurante japonês, peça um teishoku ou obentô. Ou troque a massa udon pelo soba, quando pedir a sopa tempurá udon. 
Um dos pratos mais comuns na casa do povo de lá é um cozido com curry,  condimento indiano. Lá a pronúncia mudou um pouco, para karê. É como o feijão-com-arroz daqui: sa-se ingredientes parecidos mas cada um tem o seu jeito de fazer.
Por falar em comida caseira, eu uso dois livros de culinária japonesa que contém receitas de casa mesmo. o primeiro: "Receitas caseiras da culinária japonesa" com vários autores, editora JBC, que contém receitas realmente tranquilas de fazer e com ingredientes de fácil acesso. O outro:  "As minhas receitas japonesas", Mari Hirata, ed. Publifolha que além de ter receitas saborosas, está recheado de histórias deliciosas e divertidas.
Um site bem legal é o "Delícia" da Marisa Ono, http://marisaono.com/delicia/ que tem tudo a ver com o nome. Traz informação das melhores épocas para se comprar determinados ingredientes, dicas de restaurantes e muitas receitas de base.

O teriyaki não é lá muita novidade por essas bandas, mas é sempre sucesso para quem curte a mistura agridoce com um toque de defumado.


Ingredientes:
500g de salmão em postas ou filé
2 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de sakê mirim
1 1/2 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de alho picadinho.

Molho tarê
1/2 xícara de shoyu
2 colheres (sopa) de sakê mirim
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de açúcar

Tempere o salmão com o shoyu e o mirim. deixe descansar por 5 minutos.
Em uma frigideira média, derreta a manteiga, doure o alho e grelhe o salmão.
Misture todos os ingredientes do molho e despeje sobre o salmão.
Deixe cozinhar até o molho engrossar.

Acompanha arroz branco.

Essa receita foi extraída do livro "Receitas caseiras da culinária japonesa" com vários autores, editora JBC


Nenhum comentário:

Postar um comentário