6.21.2012

Molho tártaro Vegano

Olá gentes!
Essa receita de hoje é chamada de "vegana" pois é completamente livre de qualquer proteína animal. Na verdade, não é só uma dieta vegetariana, mas um estilo de vida. Pessoas que escolhem ter uma vida vegana, não usam nada de origem animal: lã, seda, mel e couro por exemplo. E muitas são bastante militantes dessa causa, lutando contra a crueldade com os animais. Já li uns dois livros sobre o assunto e, a meu ver, são agressivos demais pois explicam detalhadamente como os animais são usados para fornecerem seus produtos como leite, seda, mel, lã.
Mas estamos aqui para falar de comida. Eu gosto de dietas restritivas (vegetariana, kosher, macrô, etc.) pois os pratos geralmente tem que ser mais criativos para não ficar sem graça ou cair na mesmice.
Esse molho tártaro é feito com maionese de tofu, receita que eu postei nesse link: http://comidinhaz.blogspot.com.br/2009/07/maionese-de-tofu.html . E como toda maionese, dá para usar em diversos pratos, é super versátil.

Eu fiz assim ó:
Depois de pronta a maionese (2 xícaras +/-), juntei 4 pepininhos em conserva picados, 1 colher (sopa) de alcaparras, 2 colheres (sopa) de mostarda com grãos. Misturei tudo muito bem e pronto. Sirva com torradas, palitos de cenoura, salsão, pepino. Sirva na salada.
Outra versão que fiz foi com pedacinhos de beterraba em conserva no lugar dos pepinos e alcaparras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário