3.02.2012

Maionese de batatas com ovos

Minha primeira maionese que dá certo! Eu já tinha tentado fazer várias vezes, mas a batata sempre desmanchava e tudo virava uma pasta. Até agora, pois com meu novo livro Dona Benta, tudo mudou.
Tanto massas como batatas, legumes e verduras, quando tiramos do fogo, o cozimento continua. Para manter esses alimentos al dente, precisamos dar um choque térmico*. Para alimentos com farinha ou amido, além do choque térmico, eu costumo lavar para não ficar grudento, no caso o macarrão se não for servido na hora (às vezes eu faço antes de buscar Mateus na escola).
Resolvi usar essa técnica de lavar a batata e ficou perfeita. Parece trabalhos, mas não é, só vai precisar de 5 minutos a mais para o preparo das batatas, não desanime!



500g de batatas em cubos de +/-1cm
4 ovos cozidos, frios e picados grosseiramente
1 cebola pequena bem picadinha
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
1/3 xícara de maionese
2 colheres (sopa) de sumo de limão
1/2 colher de pasta de Wasabi (opcional) (toque da Cla)
sal


  • Leve a batata ao fogo com água apenas para cobrir. Ao levantar fervura, conte de 5 a 7 minutos (se quiser mais durinho, 5 minutos bastam). Escorra a água e enxague a batata até ela esfriar. Cubra de água e leve ao freezer ou geladeira até a hora de misturar com os outros ingredientes. Esse processo é muito importante pois se deixar a batata esfriar naturalmente, ela fica com gosto alterado.
  • Junte todos os ingredientes numa vasilha e misture delicadamente. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Dá 6 porções.

O Wasabi foi uma invencionice minha. Adoro Wasabi na maionese!

*Choque térmico: Cozinhe o alimento até ficar al dente, escorra e jogue dentro de um bowl  com água e gelo. O cozimento pára na hora.

Glossário:
Wasabi: Uma pasta feita com raiz forte, muito utilizada na culinária japonesa. Acompanha geralmente sushis e sashimis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário